Ultima actualização: 27 Maio - 1:41
EURO FALHA O PRIMEIRO TESTE ABAIXO DOS 1,2500
Vou começar respondendo à pergunta do João Costa acima:
A persistência do EURO em rondar os 1,25 provavelmente, significa que o valor de 1,2500 é um pólo de atracção muito forte. Um valor de consenso. Um valor onde nem os vendedores querem arriscar shortar porque já caiu tanto e tão depressa até esse valor, e nem os compradores querem arriscar comprar (muita quantidade) por estar demasiado perto de um valor psicológicamente perigoso.
E assim, os preços oscilam em redor desse valor de 1,2500, ora acima, ora abaixo.
Acima digo que o 1,2500 é psicológicamente perigoso porque é um número muito redondo, demasiado redondo até... não só é uma centena (00) como é um meio-milhar (500) e também um quarto de unidade (0,25)... e por ser tão psicológicamente significativo para as massas, se continuar a cair imediatamente abaixo disso, o EURO fica oficialmente bearish de longo-prazo para toda a comunidade de traders internacionais que se guiam pelos indicadores convencionais (não de acordo com os meus indicadores, que me indicaram que o Euro já está Bearish de longo-prazo desde os 1,2800).
De notar que a quebra dos 1,2500 foi rápidamente repelida de volta para cima dos 1,2500 onde se tem mantido até agora. Isto faz-me crer que há fortes ordens de compra nesse valor, que o estão a impedir de cair muito abaixo desses níveis, mas esses compradores ainda não têm confiança suficiente para empurrar os preços para cima, e assim, tudo isso aliado ao facto de estarmos num período em que todos os principais mercados estão fechados, contribui para estabelecer um range constante e monótono. Mas não vai ficar sempre assim...
Como disse muitas vezes antes, os preços não se mantêm a andar de "lado" por muito tempo, quando romperem decisivamente para qualquer dos lados, vão romper com força, com uma força proporcional à duração temporal do range.
O primeiro rompimento dos 1,2500 foi claramente um falso alarme, pois durou poucos instantes, foi apenas um selloff de exaustão pelos americanos que queriam encerrar o seu dia de trabalho e ir para casa, num movimento não acompanhado pelos outros traders de peso.
Isso pareceu-me mesmo um movimento de exaustão, e se assim foi, então o EURO tem agora hipóteses reforçadas de fazer um bom ressalto durante a sessão japonesa. Se não o fizér, é porque está ainda mais fraco do que eu pensava, e amanhã será um novo dia de recordes mínimos do Euro.
Se tivésse que apostar numa aposta aberta durante a noite, coisa que eu não gosto de fazer, apostava cautelosamente longo porque acredito em alguma forma de rompimento do range PARA CIMA. Mas isto é realmente arriscado de fazer na vida real, porque estamos à beira do precepício e porque não posso acompanhar o mercado japonês.
EURO A 1,2515 agora.
Bons negócios!
sexta-feira, maio 27, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário