quinta-feira, maio 26, 2005

Última actualização - 26 Maio - 13H50


LADRÃO ROUBA A CASA ENQUANTO A EUROPA DORMIA


Este título que coloquei para a análise de hoje é propositadamente irónico, para reflectir o meu estado de espírito sobre o que tem acontecido nos mercados desde a madrugada de ontem e até hoje de manhã.

Recapitulando... estávamos pessimistas no longo-prazo bem como no médio-prazo, e estávamos optimistas no curto-prazo por causa da fulgurante subida do EURO durante a saída dos relatórios americanos de ontem à tarde que levou o EURO até acima do ombro direito do HEAD-AND-SHOULDERS identificado ontem (de notar que essa subida não quebrou a cabeça nos 1,2630 contudo), mas a forma fulgurante como quebrou o ombro direito foi suficiente para nos colocar BULLISH de curto-prazo e por isso, estávamos à procura de um bom local para fazer 1 boa entrada para uma compra de curto-prazo segura. Avisei para não comprar de imediato, pois a subida colocou o mercado num estado demasiado overbought (subida demasiado esticada num período de tempo demasiado curto), e algum tipo de correcção/consolidação era por isso, de esperar. Foi por isso que não defendi compras imediatas logo após a saída daqueles relatórios. "REGRA:Nunca abrir posições em spikes!". A ordem era de estar optimista, mas aguardando com paciência.

E o que sucedeu?

Depois dos relatórios, o mercado disparou até aos 1,2620, mas estabilizou de imediato em torno dos 1,2600 (valor psicológico que funcionou como pólo de atracção) fazendo um mínimo de 1,2590 logo de seguida. E então, desde as 15H do dia 25 (ontem) até às 5H30 desta madrugada de dia 26, o Euro fez um persistente canal horizontal, muito apertado, entre os 1,2620 e os 1,2590, sem contudo, nunca quebrar nenhum dos dois valores, e assim, por definição técnica, fez um trading-range. "REGRA:Nunca se deve negociar dentro de um trading-range". A compra segura que estávamos à procura, estava assim definida após a quebra do trading-range PARA CIMA, ou seja, apenas após e só após a quebra do máximo do range nos 1,2620.

Isso nunca aconteceu. Declaro oficialmente que NUNCA tivémos uma boa oportunidade de compra segura durante toda a tarde de ontem e durante toda esta noite.

Tivémos 4 (QUATRO!) testes da base do trading-range nos 1,2590 durante todas essas horas, e às 5H30 finalmente veio a quebra desse suporte, desse trading-range, no sentido descendente.

Alguém aqui não precisa de dormir?

Todo o ser humano necessita de dormir, portanto, duvido que algum de nós estivésse acordado para tirar partido do que viria a acontecer a seguir...

Lembram-se do que vos disse ontem sobre a queda dos suportes? "REGRA:A FORÇA DA QUEBRA DE UM SUPORTE VAI SER PROPORCIONAL À DURAÇÃO DESSE MESMO SUPORTE". Ou seja, um suporte constituído por um QUADRÚPLO FUNDO (4 testes ao suporte bem-sucedidos - ver setas verdes na imagem) e com 14 HORAS E MEIA de duração, só podia dar fogo-de-artifício. Procurem a frase "arranjar lenha para se queimar" algures nos meus comentários de ontem, para perceberem a minha ideia acerca do potencial de queda quando os longos suportes são quebrados.

Ora, estavamos todos a dormir, mas caso não estivéssemos, eu juro que retiraria naquele exacto momento, a minha posição OPTIMISTA de curto-prazo que declarei neste fórum. Digo-vos isto com toda a honra, e de acordo com tudo o que tinha dito ontem sobre o perigo dos longos suportes quebrados, espero que isto vos pareça coerente e com sentido.

Sendo assim, vamos adimtir hipotéticamente que estávamos pessimistas de curto prazo apartir das 5H30 quando quebrou o suporte dos 1,2590... ora, ele nunca mais parou de cair desde então... às 6H50 passou pelo suporte identificado ontem que confirmava o estado pessimista (os 1,2555) e prosseguiu, incansávelmente até aos 1,2534 - o suporte fundamental da descida das últimas semanas, que era o actual mínimo do ano! Eram 7H20. Esse valor suspendeu as quedas, originando um natural ressalto até aos 1,2575. Parou de subir, e como que a confirmar a nossa postura pessimista de curto, médio e longo-prazo, volta a cair, e às 12H15 quebra o suporte mais importante de todos: o mínimo do ano nos 1,2534 para cair até aos 1,2514 (mais 20 pips de lucro fácil para quem estivésse short).

Neste momento que escrevo, entretanto, já saiu o relatório das 13H30, e pelos vistos, está a fazer acelerar as quedas a novos mínimos do ano.

O EURO está assim bem definido: fraco fraquíssimo. A confirmar toda a nossa postura de médio e de longo prazo que só aponta para quedas e mais quedas nas próximas semanas...

Alguém que, hipotéticamente (e creio que aqui ninguém fez isso porque somos todos traders de curto-prazo), e tivésse aberto a sua posição short para o médio e longo-prazo após a quebra dos 1,2800 que eu apontei como catastrófica para o EURO, estaria assim, agora, a ganhar perto de:


288 pips de lucro em 2 semanas!


Esta frase quase que tem um sabor amargo, pois é pouco provável que algum de nós tenha deixado a posição aberta esse tempo todo, mas principalmente, porque o "ladrão japonês", veio durante a noite, enquanto dormíamos, roubar esta nossa oportunidade de ganhar com as quedas entre o valor de 1,2590 e os 1,2530 (60 pips de lucro fácil só para quem pode negociar pelo horário dos traders Japoneses)... Mas enfim, por perdermos uma oportunidade excelente como esta, não vamos desanimar... existem ainda muitos pips para ganhar no nosso horário de trabalho. Todos os dias há pips para ganhar!

E daqui para a frente?

Neste momento, vamos observar a reacção do EURO ao importante valor psicológico dos 1,2500 ... será que vai sequer tocar nele? Será que vai quebrá-lo com estrondo? Será que vai quebrá-lo ligeiramente e iniciar um forte ressalto imediatamente? Não podemos dizer. O problema de estarmos em novos mínimos anuais é que nos escasseiam os pontos de referência técnicos... só mantenho o que disse quando inaugurei este post há 2 semanas atrás: O EURO TEM 500 a 800 pips de queda pela frente nos próximos meses. E é só isso que conta num momento como este.

Mas confesso que é difícil encontrar valores para vos indicar para entrarem short neste momento para trades de curto-prazo (num mundo ideal onde não é preciso dormir, esse ideal seria estarem short desde as 5H30 da manhã!!!!!)... Enfim, vamos aguardar para ver as formações de curto-prazo, se nos dão algum tipo de padrão identificável e fidedigno para entrar (quer seja short ou longo) mas sem prova em contrário, favoreço os shorts, claro.


Continuação de bons negócios!

Sem comentários: