quinta-feira, maio 19, 2005

Ultima actualização: 19 Maio - 12:45


A TENDÊNCIA NEGATIVA DE LONGO PRAZO DOMINA A SESSÃO


As subidas de ontem, contando desde os mínimos até aos máximos do dia, rondaram os 100 pips, até a um máximo de 1,2690.

Era pois, natural, algum tipo de "digestão" dessa rápida subida ao longo das primeiras horas desta Quinta-feira. E assim tem acontecido... O Euro deslizou durante a noite e durante toda a manhã desta Quinta-feira até ao mínimo actual (hora em que estou a escrever) de 1,2633, ou seja, anulando mais de 60 pips dessa subida de 100 pips de ontem (consentâneo com o retracement fibonacci de 61%).

Ora, ontem eu decretei uma proibição de shortar, pois o Euro tinha ultrapassado máximos da semana depois de ter estabelecido um double-bottom nos mínimos de ontem. O que eu venho agora dizer é que essa "proibição técnica" mantêm-se... a menos que o Euro continue a cair!

Acho que a natural "queda digestiva" que estamos a viver desde ontem até este momento (correspondente ao retracement de 61% dos ganhos) é já manifestamente suficiente para corrigir a subida repentina de 100 pips no dia de ontem. Se as quedas continuarem apartir daqui, o caso começa a mudar de figura, e o meu actual cauteloso optimismo de muito curto prazo, começa a desvanecer-se (se é que não está já a desvanecer-se neste momento)... Após a quebra dos 1,2600 e principalmente após a quebra do double bottom a 1,2580, esse meu curto optimismo morre definitivamente, restando apenas a tendência principal (de longo-prazo), que é e continua a ser desde o meu primeiro post, de QUEDA.

Por isso, neste momento em que estou a escrever penso que chegámos agora a uma encruzilhada, um ponto decisivo do caminho do dia de hoje, que vai decidir claramente quem vai vencer: ou a retoma da tendência de curto-prazo de ALTA iniciada ontem, ou a sua total anulação e a retoma da tendência de longo-prazo de QUEDA iniciada há 1 semana atrás. Hoje pode ser esse dia decisivo!

Portanto, ou isto pára de cair imediatamente nestes níveis (o que manteria o meu optimismo para mais alguns ganhos de curto prazo nas apostas longas, embora agora cada vez menos atraentes) ou, se as quedas continuarem, voltamos a contemplar o abismo do Euro, com quedas muito fortes ainda pela frente, pois essa é ainda a tendência principal do Euro nas próximas semanas e meses.

Continuação de bons negócios.

Um abraço.

Sem comentários: