quinta-feira, junho 02, 2005

Actualização 2 Junho - 7h46:


FINALMENTE O RESSALTO


Desde que abriram, os americanos só pararam mesmo de vender EUROS depois de soar o sino do fecho da bolsa de Wallstreet, às 21h30 de Lisboa em ponto.

A devastação resultante foi total. As quedas prosseguiram até aos 1,2157 do EUR/USD. Para um total de cerca de 643 pips de queda, desde a quebra do suporte vital do ano, nos 1,2800 e que motivou a criação deste tópico, há 3 semanas atrás. Sendo assim, o investidor hipotético que shortou EUR/USD quando este tópico foi criado, e manteve o short até ao mínimo de ontem, ganhou:

+643 PIPS DE LUCRO MÁXIMO EM 3 SEMANAS

Desde o fecho da bolsa norte-americana, começou finalmente o fecho de posições curtas.

As subidas resultantes prosseguiram até aos 1,2233. Perto de 80 pips de subida neste primeiro arranque. As subidas pararam temporáriamente exactamente após a abertura da bolsa asiática. Pois estes também tinham afinal, mais alguns EUROS para vender!!... as coisas cairam até às 5 da manhã, até ao valor de 1,2180, ressaltaram até aos 1,2200 e às 6h30 da manhã, estavam novamente nos 1,2180. Este segundo teste aos 1,2180 foi BEM SUCEDIDO. Criando uma formação de double-bottom, que DESDE ENTÃO, motivou outra onda ascendente de média duração que já conta perto de 75 pips de subida INCESSANTE, até à altura em que escrevo, ou seja, cerca de 100 pips de recuperação desde o mínimo da sessão americana ontem à noite, e novo mínimo histórico anual importante de referência!

A tendência de queda inverteu-se. Pelo menos no médio-prazo! E é natural que assim o tenha feito. O ritmo das quedas, tal como sublinhei nos últimos posts de ontem, estava a ser insustentável. Ao estado oversold de curto-prazo, juntava-se o estado oversold de médio-prazo, e as coisas simplesmente não podiam continuar naquele ritmo. Ontem, eu estava realmente à procura do final destas quedas... estava à procura de sinais de entrada de institucionais, pois são eles que conseguem travar este tipo de tendências fortes e longas... referi que durante a sessão europeia de ontem pareceu-me ver uma compra institucional europeia a 1,2262, que contudo, não conseguiu travar a queda do mercado imediatamente, pois ainda faltava a abertura americana, e a necessidade destes, de venderem também o seu quinhão. E assim, as quedas prosseguiram cerca de mais 100 pips até atingirmos finalmente o mínimo desse dia, na hora de fecho da bolsa americana.

Hoje, à hora que escrevo, já temos esse institucional europeu praticamente à tona de àgua no seu investimento, e melhor do que isso, com um momentum fortemente ascendente, a seu favor! Ele pode realmente, ter adivinhado qual seria o último dia de quedas! (de notar que estes investidores investem para prazos grandes, não são daytraders!). Mas na verdade se formos prespicazes sabemos que, eles não "adivinham" o final das quedas. Eles FAZEM o final das quedas.

Sendo assim, a pergunta que fica é: até onde vai esta subida???

Não tem grandes limites para já. Está muito na sua infância... mas uma subida até perto dos 1,25 não seria de excluir. E ela pode ter um cariz forte. Tão forte, que até pode parecer que os maus tempos do EURO acabaram, e que vamos rumo a novos máximos históricos. Contudo, acredito que isso já não vai ser possível devido à DESTRUIÇÃO TÉCNICA que o EUR perpetrou durante as últimas 3 semanas e durante os últimos meses de queda. Não me refiro só à extensão da queda. Refiro-me à RAPIDEZ da mesma, que quebrou sériamente o momentum de subida dos últimos 5 anos. Podemos ter aproximações ao range dos 1,34-1,28 daqui a longos meses, mas duvido que sejam sériamente ultrapassados, pois a tendência de MUITO-LONGO-PRAZO do EUR pode ter virado definitivamente para BAIXO.

Está previsto que só em Novembro de 2006 teremos uma nova ronda de ractificações da nova constituição Europeia... até lá, a Europa vai ficar num pântano político e mortalmente descredibilizada face, por exemplo, aos EUA pois é esse o nosso termo de comparação quando falamos do par EUR/USD e não nos podemos esquecer do mesmo.

Aí está. Usufruam essas subidas enquanto durarem. Mas esperem pelas correcções para comprarem, não entrem de cabeça em SPIKES ascendentes e em qualquer momento.

Primeiro teste importante desta subida: 1,23

Riscos para esta subida: quedas abaixo dos 1,2230 e dos 1,22 que creio não vão ser ameaçadas. Logo se vê.

TENDÊNCIA DE CURTO-PRAZO: SUBIDA
TENDÊNCIA DE MÉDIO-PRAZO: SUBIDA
TENDÊNCIA DE LONGO-PRAZO: QUEDA, CORRIGINDO AGORA


Continuação de bons investimentos!

Sem comentários: