quinta-feira, junho 02, 2005

Actualização 2 Junho - 10H29


Novo máximo do dia: 1,2294 ... estamos apenas a 6 pips de distância dos imprtantes 1,23 agora.

Será que a influência dos 1,23 já se está a fazer sentir? Será que chegámos suficientemente perto dessa resistência para motivar o iníco da tomada de lucros destes quase 150 pips consecutivos de subida desde os mínimos de ontem? Não é fácil dizer... o que podemos fazer é ir observando o comportamento dos suportes e ver se aguentam as breves correcções ao longo desta subida.

Um reteste dos suportes anteriormente bem sucedidos, quando quebrados porém, gera sempre um momentum suficente para mais alguns pips de queda subsequente... e esse momentum vai crescendo à medida que as quedas aceleram (tal como uma gigante avalanche começa sempre com a queda de uma pequena bola de neve inicial) por isso, vamos ver agora se os próximos suportes de curtíssimo prazo são quebrados: O mais sério no curto-prazo sinceramente, são os 1,2250. E depois disso, os 1,2230 se forem quebrados, poderemos ter visto o final das subidas por hoje, mas só abaixo dos 1,2200 poderemos começar a colocar a hipótese de a nossa longa tendência descendente se ter retomado anulando totalmente a actual tendência de subida de médio-prazo actual que começou ontem à noite, uma quebra abaixo dos 1,22 hoje seria incrivelmente grave para o EUR !! Mas só um novo mínimo histórico é que confirmaria as hipóteses mais fortes de descalabro. Pessoalmente não acredito que isso seja possível, mas... não podemos nunca excluir nada como hipotese.

Uma subida acima dos 1,23, se não causar uma reacção muito forte de venda, poderia acelerar as subidas ainda mais. Uma subida acima dos 1,2338 seria formidável para garantir a continuação das subidas por mais alguns dias, mas basta que o EUR não feche hoje (até ao fecho americano) muito abaixo dos 1,2230 para que a continuação das subidas nos próximos dias ainda sejam uma forte possibilidade.

Está nos 1,2280 agora. Vamos continuar a ver. Vou deixar isto agora desenrolar-se um pouco antes de comentar novamente. Há alturas em que não é necessário fazer muitos comentários em cima do acontecimento. Existem valores de referência importantes, e basta vigiá-los.

Continuação de grandes negócios.


PS: É MUITO importante negociarem a favor da tendência. Mesmo que seja uma tendência de curto-prazo. E mais... nunca tentem adivinhar máximos e mínimos do mercado de curto-prazo com a prespectiva de iniciar uma nova posição para o médio-prazo. É um trabalho práticamente impossível de dar frutos de um modo consistente. É sempre preciso ter muitas confirmações que as tendências de curto-prazo estão a virar, para podermos sequer contemplar a possibilidade de abrirmos posições de médio-prazo. Quando eu ontem "avançei" que poderiamos estar na iminência de ver os mínimos da forte tendência de queda dos últimos dias (e é o que se está a confirmar até agora!), foi porque se tratava da análise de uma tendência de médio-prazo, onde as coisas acontecem de um modo mais lento e fáceis de identificar. Práticamente temos 1 dia inteiro para descobrir se esse dia é o último dia de queda! E isso é muito tempo confortável para analisar com rigor! E esse é um dos segredos porque eu consegui identificar o início de uma tendência descendente de longo-prazo, há 3 semanas atrás: Tive meio-ano para identificar essa grande inversão, tempo de sobra para me preparar com antecedência e até vir aqui avisá-los para o facto! Ao contrário, inversões de muito-curto prazo já são espantosamente mais difíceis de identificar, e por isso, é-me tão difícil fazer análises mais rigorosas aqui no curto-prazo. Isto acontece por limitação NOSSA, por limitação da nossa capacidade de conseguir conjugar tantos factores que se desenrolam a um ritmo tão rápido nesse time-frame! Se o mercado é rápido demais para vocês, experimentem negociar num time-frame maior. Troquem o gráfico de 5 minutos por um de 15 minutos ou por um de 1 hora. Experimentem, não sigam métodos de ninguém, adaptem os vossos, cada vez mais, a vós mesmos, à vossa capacidade e personalidae. Porque cada um tem a sua, e no fim, a única coisa que conta, é se o resultado é consistentemente lucrativo. Boa sorte.

Sem comentários: