domingo, janeiro 29, 2006

Tendência em perigo

Em primeiro lugar, eu quero cumprimentar e dar as boas-vindas aos nossos leitores internacionais, porque implementei um tradutor automático neste Blog para língua inglesa, e apesar de não ser uma tradução perfeita, parece-me que é razoávelmente aceitável. Desta maneira, eu espero que este blog e as minhas análises cheguem a um número cada vez maior de leitores, e também porque o mercado FOREX é o mercado mais internacional do mundo.

Vamos analisar o mercado nesta última semana de Janeiro:

O EURUSD teve uma semana importante, após ter obtido bons ganhos na Segunda-Feira e Terça-Feira, foram totalmente anulados até Sexta-Feira.

Desde que eu suspendi a recomendação de compra de EURUSD na Quinta-Feira dia 26, o EURUSD já caiu aproximandamente 150 pips.

Creio que a queda de Sexta-Feira foi extrema e séria. Para mim, essa queda abriu a hipótese à séria possibilidade de a tendência diária de subida ter terminado.

Gostaria de vos chamar a atenção para um link que está nos favoritos (na coluna da direita desta página) com o título "Smart Money". Poderão ver um gráfico actualizado semanalmente que indica as posições que os diversos tipos de traders possuem no EURUSD. Eles são 3 tipos: os traders small (linha vermelha), os traders large (linha verde) e os commercial traders (linha azul). O princípio por detrás deste tipo de gráfico é o seguinte, os traders trocam de posições uns com os outros, e o que acontece geralmente, é que os pequenos e grandes traders geralmente estão sempre mal posicionados numa prespectiva de médio e longo prazo, e os traders comerciais costumam acertar perfeitamente nos pontos principais de viragem do mercado, aumentando consideravelmente as suas posições, comprando durante as descidas e diminuindo as suas posições em EURUSD, vendendo durante as subidas. Assim, a linha azul serve como um indicador que antecipa qual vai ser o movimento de médio a longo prazo seguinte no EURUSD: se a linha azul sobe consideravelmente, isso significa que é de esperar o início de uma capanha de subidas prolongada e vice-versa. Esta linha é actualizada semanalmente nesse site. Queria chamar-vos a atenção para a última leitura desse gráfico correspondente às posições abertas no final do dia 27, onde se nota que a linha azul está agora num mínimo histórico de mais de 12 meses, o que significa que o smart-money (os traders comerciais) estão a reduzir agressivamente as suas reservas de EURUSD, pois esperam que os preços caiam consideravelmente no médio prazo. E a verdade é que o histórico mostra que eles geralmente estão certos!

Eu não costumo comentar as notícias sobre os fundamentais da economia americana ou da Europa porque a minha análise é estritamente técnica, pois acredito que é a única que permite fazer previsões rigorosas. Mas queria contudo chamar a atenção para o GDP (Produto Interno Bruto) nos USA anunciado esta Sexta-Feira, que foi bastante negativo, atingindo 1,1% de crescimento contra cerca de 3% de crescimento que os analistas esperavam! Inicialmente, isso poderia parecer negativo para o USD e realmente assim foi... Temporáriamente, o EURUSD disparou com essa notícia, mas rápidamente inverteu e anulou os ganhos. E isto é significativo! Quando o mercado real (a análise técnica) contradiz a lógica da análise fundamental, isso significa que o mercado está a tentar dizer-nos algo. O mercado realmente fala connosco se estivérmos escutando! E o que o mercado me disse nesta Sexta-Feira, foi que o USD está muito forte, pois ignorou notícias teoricamente negativas. O que aponta inevitávelmente para a continuação dessa tendência de subida do USD e de queda do EURUSD. Isto é a minha análise subjectiva e baseada na experiência e tradição.

Mas também técnicamente falando, a barra semanal do EURUSD desenhou um martelo invertido (na linguagem técnica de gráficos candlestick) ou uma falling-star, o que também corrobora as probablidades de se iniciar agora algum tipo de quedas prolongadas (e que podem começar de imediato ou após alguns dias de mais alguma consolidação lateral). Tendo em conta o enorme momentum negativo que a queda de Sexta-Feira gerou, ele pode claramente ocasionar um breve ressalto durante a próxima semana, mas o desfecho acabará por ser, mais provavelmente, a continuação das quedas até abaixo dos 1,2000.

Continuo a recordar-vos que o EURUSD está num bearmarket de médio ou longo prazo desde o início do ano de 2005, e que ainda continua activo, até prova em contrário. Portanto, se a anulação do trend diário de subida desde Dezembro de 2005 já tivér terminado nesta Sexta-Feira, então o caminho das quedas poderá ser agora bastante longo!

Só uma subida acima do último máximo semanal (o topo do martelo invertido) em 1,2320 é que me faria retomar a recomendação de uma atitude compradora, mas enquanto isso não acontece, a recomendação actual é de aproveitar os eventuais próximos dias de subida para vender e apostar nas descidas.

O EURUSD fechou esta última semana de Janeiro por volta dos 1,2100.

Continuação de bons investimentos!

Sem comentários: